A Universidade Estadual de Londrina (UEL) inicia nesta sexta-feira (9) o plantão de atendimento aos candidatos do vestibular que perderam o documento de identidade, o cartão de identificação ou que precisam de informações sobre o concurso. Equipes estarão de plantão na Pró-Reitoria de Graduação, no Campus Universitário. Na sexta-feira (9), o serviço funciona das 8 às 11h e das 14 às 17h; no sábado (10), das 8 às 17h; e no domingo (11), das 8 às 10h. A primeira fase do vestibular será realizada neste domingo (11).
A primeira etapa do vestibular terá provas de conhecimentos gerais. São 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Estão inscritos 25.363 candidatos para as 3.050 vagas, em 42 cursos. Entre os inscritos, 999 participantes não vão concorrer às vagas oferecidas. São estudantes que na data da matrícula da primeira convocação ainda não terão concluído o ensino médio, mas querem fazer as provas como experiência.
A maioria dos candidatos é do Paraná: 16.170. De Londrina, são 8.976 inscritos. De São Paulo virão 8.238 vestibulandos e dos demais Estados, 956. As mulheres são maioria neste concurso. São 14.711 candidatas e 10.653 candidatos. Para acomodar os candidatos, estão sendo preparadas 582 salas, em 25 locais de provas, que ficam em escolas públicas, particulares e universidades de Londrina.
Leia mais:
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e municípios da região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Serviços municipais: Veja o que abre e fecha no feriado desta sexta-feira em Londrina
Comércio de Londrina abre nesta sexta e vai fechar no dia 20 de novembro
A Coordenadoria de Processos Seletivos é responsável pela organização e aplicação do concurso, com a colaboração de outras unidades da UEL, além do 5º Batalhão da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Companhia Municipal de Transporte Urbano e empresas de transportes. A estrutura montada envolve 2 mil pessoas.
O exame neste domingo (11) começará às 14 horas. Os organizadores orientam que os candidatos devem chegar aos locais com uma hora de antecedência, para evitar problemas, pois não será permitida a entrada de retardatários. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h30 e fechados às 14 horas. Os vestibulandos devem apresentar carteira de identidade e cartão de identificação, com a foto 3x4 recente e a cópia da identidade, coladas no documento.
Oitenta e cinco candidatos com deficiência física ou problemas de saúde solicitaram atendimento especial durante a realização do concurso. Foram montadas 14 salas especiais, onde 60 deles farão as provas. Os outros 25 terão atendimento especial, mas junto com os demais candidatos.
No dia 27 de novembro, às 17h, no site www.cops.uel.br, a Coordenadoria de Processos Seletivos vai publicar o edital de resultado da primeira fase e a convocação dos candidatos para a segunda fase, que será realizada nos dias 9 e 10 de dezembro. No dia 11 de dezembro, candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Educação Artística, Design Gráfico, Design de Moda e Música farão a prova de Habilidade Específica.
A grande maioria dos candidatos (15.426) estão inscritos pelo Sistema Universal e 9.934 pelo Sistema de Cotas, sendo 8.630 estudantes provenientes de escolas públicas e 1.304 estudantes que se declararam negros. Medicina é, novamente, o curso mais concorrido – são 4.540 inscritos para 80 vagas. Neste caso, a concorrência para os cotistas da escola pública (69 candidatos por vaga, com 554 inscritos para 8 vagas) é maior do que no Sistema Universal (64,71 por vaga, com 3.912 inscritos disputando 70 vagas). Para cotistas negros a concorrência é menor: 37 candidatos por vaga, com 74 inscritos disputando duas vagas. Os outros cursos mais concorridos são: Direito (matutino), Direito (noturno), Psicologia e Medicina Veterinária.
Como parte da política de inclusão, há vários anos a UEL isenta da taxa de inscrição, total ou parcialmente, candidatos que comprovem carência econômica. A triagem é feita pelo Serviço de Bem-Estar à Comunidade, de acordo com critérios econômicos definidos pela Divisão de Serviço Social. Neste concurso 1.181 estudantes foram beneficiados.