Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desafio

Uso da seta será foco da Semana Nacional do Trânsito

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 set 2016 às 15:02

Compartilhar notícia

- Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta sexta-feira (16), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) apresentou as atividades programadas para a Semana Nacional do Trânsito, que começa na próxima segunda-feira (18) e termina no domingo (25).

A CMTU também mostrou os dados do Placar do Trânsito do mês de agosto e, ainda, os resultados de uma pesquisa realizada pela companhia, em 2015 e 2016, sobre o comportamento do motorista . Mais de 386 pessoas foram entrevistadas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as questões avaliadas no estudo, mais de 40% dos respondentes criticaram a falta do uso da seta como a principal causa de aborrecimento do dia a dia do trânsito. Para conscientizar o londrinense da importância do uso do dispositivo, a CMTU lançará o ""Desafio da seta: use sem moderação"" durante a programação da Semana Nacional do Trânsito.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atividades gratuitas

Secretaria do Idoso oferta passeios temáticos de Natal em Londrina

Imagem de destaque
Oportunidade

Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina

Imagem de destaque
Evento gratuito

Conferência do Meio Ambiente será neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Danos ao patrimônio público

Novos furtos de fios comprometem trincheira da Leste-Oeste e Parque Arthur Thomas em Londrina


Inicialmente, 20 placas serão instaladas em cruzamentos da cidade considerados de grande fluxo de veículos. Para José Carlos Bruno de Oliveira, presidente da CMTU, o desafio não será uma ação provisória, mas terá continuidade nas abordagens educativas e de fiscalização, com o objetivo de reduzir o risco de acidentes. ""Usar a seta vai além de cumprir uma lei de trânsito; é sinal de respeito, de gentileza com o outro. Quando você dá a seta, com antecedência, contribui para organizar o trânsito, reduz brigas, aborrecimentos e ainda evita acidentes"", incentiva Oliveira.

Publicidade


De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a falta do uso da seta é uma infração grave, com multa de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na carteira de habilitação.


Segundo a CMTU, grande parte dos entrevistados (62%) está na faixa dos 31 aos 59 anos, sendo o público de maior representatividade nos acidentes com vítimas fatais do Placar Trânsito, estudo desenvolvido com base nos registros oficiais do Siate, Samu, Polícia Militar, Instituto Médico Legal, Delegacia de Trânsito e hospitais.

Publicidade


A pesquisa revelou ainda que 48% dos entrevistados afirmam já ter dirigido após a ingestão de bebida alcoólica. Dentre os entrevistados autuados (74,6%), a confissão aponta que 57% foi por excesso de velocidade e 11% por avanço de sinal vermelho. "


"A cada mês temos acompanhado uma sensível queda no registro de óbitos, sobretudo nas ocorrências com motociclistas. O excesso de velocidade é um dos principais fatores de acidentes graves e, sem dúvida, a instalação dos radares tem contribuído para essa redução, uma vez
que a sensação de vigilância provoca uma mudança de comportamento. Os motoristas passam a prestar mais atenção, consequentemente, vão desenvolvendo novos (e melhores) hábitos", defende Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU.

Publicidade


Desde 2014, "dirigir falando ao celular" é a segunda maior causa de autuações nos estudos do Placar. Somente em 2016, até agosto, foram mais de 11 mil multas. Este comportamento também foi questionado na pesquisa, em que 11,1% disseram ter sido multados por causa do celular. O mau hábito é reconhecido por grande parte dos entrevistados: 47,5% dizem atender o celular de alguma forma. Destes, 24% afirmam atender normalmente, 14% via
bluethooth, 7,8% atendem ""rapidinho"" e 1,7% por viva voz e fone de ouvido. A infração para o uso do celular na direção é de natureza média, com multa de R$ 85,13 e perda de 4 pontos na CNH.


Lei Seca

A Polícia Militar e os agentes da CMTU iniciam na noite desta sexta-feira as blitze da Lei Seca, para coibir a ingestão de bebida alcoólica para quem está na direção. A medida visa alertar os motoristas sobre o risco de acidentes graves e, ainda, despertar a conscientização para novas formas de condução, como a carona com o motorista solidário, que não irá beber no dia,
ou o táxi.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo