Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Data indefinida

Ministério da Saúde aguarda tradução da bula para iniciar vacinação contra dengue

Raquel Lopes - Folhapress
30 jan 2024 às 16:12
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ministra da Saúde, Nisia Trindade, afirmou que a data exata em que a vacina contra a dengue será disponibilizada no mês de fevereiro permanece indefinida. A distribuição ainda não começou devido à necessidade de tradução da bula para o português pelo laboratório responsável, a farmacêutica Takeda.


A declaração foi dada nesta terça-feira (30) durante encontro entre o Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para apresentar ações de prevenção e controle da dengue no país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pasta vai disponibilizar o imunizante para 37 regiões de saúde que estão distribuídas em 16 estados e o Distrito Federal, priorizando aqueles com alta transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. Essa iniciativa abrangerá mais de 500 municípios e priorizará a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comércio

Dia das mães: calor atípico em maio prejudica vendas em Londrina

Imagem de destaque
Noroeste

Motociclista morre em colisão frontal contra carro em Cruzeiro do Oeste

Imagem de destaque
300 agentes

Força Nacional vai atuar na segurança de abrigos no Rio Grande do Sul após relatos de abusos

Imagem de destaque
Novo estudo

Bactérias sobrevivem no solo do deserto do Atacama há milhões de anos


“A relação de prioridades da vacina já foi feita. A ideia é distribuir dentro daquele mapa já apresentado. Ainda não iniciamos essa distribuição porque há uma exigência e ela tem que ser cumprida pelo laboratório produtor. É uma exigência regulatória da Anvisa que a bula esteja em português. Estamos finalizando esse processo”, explicou a ministra. “A partir do momento em que seja solucionada essa questão, essa é a nossa previsão. Não haverá por que ter mais delongas.”

Publicidade


A previsão do governo é vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas em 2024. O esquema vacinal será composto por duas doses, que serão aplicadas em um intervalo de três meses.


Imagem
Dengue provoca uma morte em Cambé e duas em Cambira, segundo novo boletim
A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) confirmou as mortes de uma cambeense e de dois moradores de Cambira provocadas pela dengue no últi

As primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue que serão oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) chegaram ao país no último dia 20. O Brasil é o primeiro país do mundo a ofertar o imunizantes no sistema público de saúde.

Publicidade


O primeiro lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina que foram fornecidas sem custos ao governo brasileiro pela farmacêutica Takeda. O Ministério da Saúde informou que adquiriu todas as 5,2 milhões de doses do imunizante -chamado Qdenga- disponibilizadas pelo fabricante para este ano, e que elas serão entregues em etapas até o mês de novembro.


A primeira entrega ocorre em meio a uma escalada no número de casos da doença. Oito estados e o Distrito Federal iniciaram 2024 com expressivo aumento nos casos de dengue, de 100% ou mais em comparação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade


Ainda segundo Nísia, na próxima quinta-feira (1º), o ministério, o Conass e o Conasems devem se reunir para a reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. O tema da dengue deve retornar à pauta durante o encontro.


*Com informações da Agência Brasil.


Imagem
Chuva dá trégua em Londrina nos próximos dias e temperatura volta a subir
Comuns nessa época do ano, as tempestades de verão tiram o sossego de muitas pessoas, já que, além da chuva, o combo traz fortes rajadas de vento, raios, trovões e até granizo.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade