Começa nesta quinta-feira (1º) a segunda etapa da campanha vacinação contra febre aftosa no Paraná. O período de vacinação acontecerá até 20 de novembro e, neste período, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem como meta vacinar 100% do rebanho paranaense. De acordo com o secretário Valter Bianchini, na primeira fase da campanha, em maio passado, a vacinação atingiu 98,62% do rebanho, estimado em 10 milhões de cabeças.
O bom resultado da primeira fase da campanha, segundo Bianchini, está relacionado à participação da iniciativa privada, como o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e sindicatos rurais patronais e de trabalhadores.
Serão intensificas as ações nos núcleos regionais de Guarapuava, Irati, Laranjeiras do Sul, Ivaiporã e União da Vitória, regiões que apresentaram índice de vacinação acima de 95%, mas inferior à média estadual.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
De acordo com Marco Antonio Teixeira Pinto, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DAS), da Secretaria da Agricultura, o produtor terá 10 dias para comprovar a vacinação depois do fim do período de campanha, que será até o dia 30 de novembro. O produtor que não comprovar a vacinação estará sujeito à multa no valor aproximado de R$ 50,00 por animal.
As informações são da AEN.