Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A terra do sol nascente é em Assaí

Da Redação - Folha de Londrina
11 out 2001 às 21:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fundada por japoneses em 1932, Assaí (Assahi - Sol Nascente) ficou conhecida como a cidade mais japonesa do Paraná. A fama já teve razão de ser quando cerca de 18% da população era nipônica. Hoje, segundo o vereador Luiz Shirai, o número não chega aos 10%. ''Não são dados oficiais, porque só o IBGE poderia afirmar corretamente'', diz.

O êxodo para o Japão é a principal justificativa para a diminuição da população, que vê seus parentes indo morar do outro lado do mundo em busca de empregos e melhores salários. As histórias dos dekasseguis já são mais do que conhecidas. Mas como fica a cidade, e principalmente a cultura japonesa?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tudo depende de (muita) força de vontade de algumas pessoas, que se empenham em transmitir para os filhos ou netos. O esforço de pessoas como o vereador Shirai e do presidente da Sociedade dos Amigos de Assaí (Sama), Francisco Shirashigui, segue o exemplo do agricultor Tsuruo Tanno (leia texto nesta página), grande incentivador das tradições japonesas no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Foi Tanno quem introduziu as festividades do Tanabata Matsuri (festival das estrelas) no Brasil, primeiro em São Paulo e depois em Assaí, que encerra hoje a quinta edição do festival, no Parque Ikeda. Depois de três anos de interrupção, o festival volta a acontecer. Não é por coincidência que o prefeito atual é o nikkey Mario Sato (PSDB). De acordo com o vereador Shirai, o retorno do Tanabata Matsuri estava entre as propostas da campanha eleitoral.

Publicidade


Assim como o ex-prefeito Yoshinori Fukuda, que em 1994 procurou Tsuruo Tanno para que fizessem algo que marcasse a cultura japonesa na cidade, Sato e Shirai também buscam resgatar as origens nipônicas. ''Mas está muito difícil encontrar pessoas que se empenham nisso'', explica Shirai, coordenador geral do Festival das Estrelas.


De acordo com o Shirai, a crise financeira - que força os dekasseguis a irem ao Japão, e a desagregação familiar são os fatores que prejudicam a manutenção da cultura japonesa em Assaí. ''Meus filhos ainda são pequenos, mas assim que tiverem idade vou colocar na escola japonesa, no beisebol e eles também vão cantar'', afirma Shirai.

Leia mais na reportagem de Karla Matida na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo