O advogado Evanil Pelicon, de 51 anos, foi detido no final da manhã desta terça-feira (20) sob a acusação de exercício ilegal da profissão. Ele recebeu voz de prisão após comparecer ao setor de Carta Precatória da 9ª Subdivisão Policial (SDP) de Maringá, para fazer a solicitação de acesso a um procedimento instaurado contra um suposto cliente.
Quando a escrivã Zora Nepomuceno, responsável pelo setor, solicitou a identificação do advogado, Pelicon apresentou a carteira antiga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e alegou que havia esquecido a nova, com chip, no escritório.
Desconfiada, segundo reportagem do Diário de Maringá, a escrivã consultou a lista ativa de advogados da Subseção da OAB de Maringá e não encontrou o nome de Pelicon. Ela então telefonou para a Ordem e foi informada que o acusado estava impedido de atuar desde 2008 por conta de inúmeros processos, sendo que alguns deles ainda estão em andamento. A OAB, no entanto, não informou a que tipo de acusação Pelicon responde.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
O advogado foi indiciado em Termo Circunstanciado por exercício ilegal da profissão e liberado em seguida. (com informações do Diário de Maringá)