Na tarde desta quinta-feira (10), foi feita em Foz do Iguaçu a apresentação pública do veículo aéreo não tripulado (VANT). Em funcionamento desde setembro, a aeronave de observação é uma ferramenta de inteligência utilizada no combate ao crime organizado e ao tráfico de armas e drogas. A Polícia Federal é a primeira força policial do mundo a adotar o equipamento, antes restrito a forças militares.
O VANT já está em atuação na Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina). Com capacidade de voo de 37 horas ininterruptas, o veículo equipado com câmera diurna e noturna capta imagens a uma altitude de 30 mil pés (cerca de 10km).
O Brasil tem 16 mil Km de fronteiras terrestres entrecortadas por florestas, terras indígenas, pequenos aglomerados urbanos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que acompanhou a apresentação, afirmou que falar em proteger um país com essas características é falar de um grande desafio. "E não se vencerá esse desafio, sem desenvolvimento tecnológico", destacou. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daielo, e o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek também participaram da demonstração.
A previsão de orçamento, até 2014, é de R$ 600 milhões para quatro ações: tecnologia de ponta, compra de bases aéreas, capacitação e aquisição de centros de controle.
Além de atuar como ferramenta na estratégia de segurança pública do governo federal, o VANT também será utilizado nos grandes eventos que o país sediará, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.