Os bancos do centro de Curitiba amanheceram fechados e devem abrir apenas às 12h desta segunda-feira (3). A paralisação parcial faz parte do dia nacional de luta dos bancários, que tem como objetivo pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a reajustar os salários dos funcionários em 10,25%, sendo 5% de ganho real.
Em Curitiba, 28 agências não abriram nesta manhã. Os centros administrativos da Caixa Econômica Federal (Sede I – Carlos Gomes), HSBC (Palácio Avenida), Banco do Brasil (Praça Tiradentes) e Bradesco (Monsenhor Celso) também estavam fechados para atendimento ao público. Uma assembleia acontece a partir das 10h30, na Praça Tiradentes, para definir os rumos da mobilização.
No último dia 28 de agosto, a Fenaban apresentou uma "proposta global" à categoria, que foi considerada insuficiente pelo Comando Nacional dos Bancários.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Além do aumento salarial, a categoria reivindica mais segurança, participação nos lucros, plano de cargos e carreiras e reformulação da cláusula de contrato referente ao assédio moral.
Os bancários afirmam que, caso a federação não aceite negociar, podem entrar em greve ainda nesta semana.