Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Tipo mineral"

Aqüífero vai aumentar abastecimento de água em Londrina

Redação Bonde
29 out 2007 às 17:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de 80 mil pessoas devem passar a consumir água do Aqüífero Guarani em Londrina, nos próximos dois anos. A Sanepar vai investir R$ 10 milhões para interligar dois poços perfurados na Região Norte. Atualmente, cerca de 50% dos municípios concessionários da Sanepar são abastecidos exclusivamente por poços, e com água subterrânea classificada como "tipo mineral". São 33 municípios atendidos pela empresa são abastecidos somente com água dos aqüíferos Itararé, Serra Geral e Guarani.

Em Londrina, os dois poços terão vazão de 200 litros de água por segundo, garantindo aumento de 10% no abastecimento. Atualmente, 6% do volume distribuído vêm dos 13 poços do Aqüífero Serra Geral.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Poços – No Norte Pioneiro, a população de Ribeirão do Pinhal, por exemplo, é abastecida por dois poços do Aqüífero Guarani há mais de 28 anos. A Sanepar mantém, no município, 3.400 ligações que oferecem água classificada como mineral. No Norte Velho, outros cinco municípios são 100% abastecidos com água subterrânea.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Santo Antônio da Platina é abastecida somente pelo Guarani, desde 2004. A população urbana, estimada em 35 mil pessoas, tem consumido água subterrânea de 10 poços e conta com manancial superficial apenas para emergência. Naquela região, o Guarani também abastece a cidade de Barra do Jacaré. Outros quatro municípios recebem água do Aqüífero Itararé.

No Vale do Ivaí, 10 municípios têm captações subterrâneas e não dependem de mananciais de superfície. A cidade de Cambira, que tem cerca de 5 mil habitantes, passou a consumir água do Serra Geral neste mês. No Vale do Paranapanema, a Sanepar tem onze cidades que recebem água do Serra Geral, em média há 25 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo