Os brasileiros presos na Argentina poderão cumprir pena no Brasil graças a um acordo ratificado na semana passada em Brasília. O Tratado de Transferência de Presos, assinado em setembro de 1998, em Buenos Aires, já estava em vigor na Argentina e foi reafirmado pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
Pelo acordo, os presos serão transferidos para penitenciárias nacionais, perto de parentes e amigos. O benefício poderá ser solicitado por quem tiver a sentença transitada em julgado (não cabendo mais recurso) e pena, de no mínimo um ano, a ser cumprida inclusive em regime de liberdade condicional. A minuta não exclui condenados por crime hediondo, mas ressalta que o interessado será submetido a uma avaliação dos órgãos competentes. Condenados à pena de morte estão excluídos do benefício.
Levantamento do governo federal, realizado no final do ano passado, revelou a existência de 51 brasileiros presos em Buenos Aires e dois em Paso de Los Libres, província (Estado) de Corrientes. Este é o dado mais recente do órgão, responsável pela repatriação dos condenados, e corresponde aos casos notificados aos consulados.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
* Leia mais em reportagem de Alexandre Palmar na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira