A chapa Ciência e Consciência foi a vencedora da eleição que definiu a nova diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). O candidato Francisco Marques, 35 anos, professor do Departamento de Química da UFPR, é o novo presidente da entidade sindical pelos próximos dois anos. A chapa de Marques obteve 617 contra 556 da chapa Associação dos Professores.
A nova diretoria será empossada amanhã, às 20 horas, na sede da APUFPR. Marques, que é professor da universidade há sete anos, chega à presidência pregando uma nova postura da associação. "O sindicato precisa ser recolocado no debate contra o desmonte da universidade pública. As últimas gestões não fizeram isso", declarou. A proposta é mobilizar a categoria para debater alternativas que possam amenizar a falta de condições de trabalho e o congelamento de salário, que já dura sete anos.
Uma das preocupações é garantir recursos para financiar trabalhos de professores. Segundo Francisco, o dinheiro disponibilizado pelo governo federal acaba parando nas mãos de um restrito grupo de pesquisadores brasileiros. A idéia é democratizar esta verba para um número maior de professores que não pertencem a estes grupos privilegiados. "Nos anos 90, a universidade absorveu muitos professores que trouxeram suas próprias linhas de pesquisa, mas encontram dificuldades para financiá-las."
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Para o novo presidente da APUFPR, o sindicato tem um poder de mobilização para iniciar uma discussão nacional, com outras entidades sindicais, para rever os critérios de concessão das verbas. Outra linha que será adotada pela diretoria é pedir das autoridades públicas do Estado uma atenção maior ao Hospital de Clínicas, o maior hospital público do Estado. O HC é mantido pela UFPR.