Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Poluição

Aumenta número de pontos impróprios para banho no PR

Redação Bonde
17 jan 2008 às 12:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com o 6º boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), nesta quinta-feira (17), são mais nove os trechos de praia impróprios para banho, em comparação à última semana, aumentando de 26 para 35 o número de locais onde não é aconselhado o banho de mar.

Os alagamentos e transbordos de fossas sépticas decorrentes das fortes chuvas ocorridas no litoral entre os dias 12 e 14 de janeiro reduziram ainda mais o número de pontos próprios para banho no litoral paranaense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É uma situação atípica em 19 temporadas de monitoramento que pode distorcer a série histórica de boletins emitidos pelo IAP neste período. Devido a este fator faremos uma coleta extraordinária, nesta sexta-feira (18) para comprovar se a má qualidade da água ainda persiste, após coleta em um dia sem chuvas", afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


O resultado da coleta extraordinária será divulgado na segunda-feira (21) e valerá até a próxima quinta-feira (24), quando será apresentado o sétimo boletim de balneabilidade.

Publicidade


Segundo Rodrigues, as chuvas que provocaram alagamentos em diversos balneários, deixando, por exemplo, o município de Guaraqueçaba isolado dos demais, também provocaram o vazamento das fossas sépticas. "Quando chove, o volume de resíduo acumulado nestas fossas ou em ligações irregulares de esgoto é levado para as valas e as águas pluviais fazem com que esse material chegue aos rios e no mar", disse.


De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), que possui estações de monitoramento pluviométrico em todo o estado, em Guaratuba, nas 48 horas anteriores à coleta, choveu 137 milímetros, o equivalente a 49% do esperado para todo o mês de janeiro, segundo a média histórica de chuvas (281 milímetros).

Publicidade


Pontos novos


Entre os nove novos pontos impróprios nesta semana, apenas quatro são novidade nesta temporada. O banho de mar passou a ser impróprio no mar de Fora, na Praia de Encantadas, na Ilha do Mel; em frente à rua Neptunes, no balneário Shangrilá; no balneário Solymar, em Matinhos, a 180 metros à direita do Camping Club, e em Guaratuba, na praia de Caieiras, a 250 metros à esquerda das pedras.

Publicidade


Outros cinco pontos que se tornaram impróprios nesta semana haviam apresentado qualidade da água insatisfatória no 4a boletim de balneabilidade, divulgado após as festas de Ano Novo, quando o número de veranistas no litoral foi maior. São eles: balneário Brejatuba, na direção da rua Pedro Álvares Cabral, em Guaratuba; no balneário Eliane, a 50 metros à esquerda da rua Benet; a praia Mansa de Caiobá; a rua Paraná, no balneário Santa Terezinha e o ponto localizado na rua Pará, em Ipanema.


De acordo com o diretor de Estudos e Padrões Ambientais do IAP, Celso Augusto Bittencourt, que coordena o trabalho de coleta e análise da balneabilidade, das cinco semanas consideradas para a emissão deste boletim, quatro foram muito chuvosas, principalmente as três últimas. "A última coleta foi feita sob condições anormais, com o registro de elevados índices pluviométricos nas horas que antecederam as amostragens e chuvas torrenciais durante a coleta, principalmente em Guaratuba e Matinhos. Este quadro climático provocou o alagamento de inúmeras ruas e escoamento de águas pluviais para as praias, reduzindo a qualidade da água", afirmou.

As informações são Agência Estadual de Notícias.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo