Mais cinco pontos do Litoral paranaense estão impróprios para o banho. No total, já são 23 pontos poluídos, conforme o relatório de balneabilidade, elaborado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Esses pontos não podem ser frequentados por banhistas, porque as águas representam risco de contaminação. A contaminação se dá pela presença de coliformes fecais na água, que podem provocar febre tifóide, febre paratifóide, cólera, disenteria bacilar, amebíase, otite infecciosa e hepatite. Além da água, a areia também fica contaminada nos pontos atingidos pela poluição.
Em Matinhos, mais dois pontos devem ser interditados: em frente ao Mercado dos Peixes, local considerado anteriormente satisfatório, e a 200 metros à esquerda do Morro do Cristo, área que na semana passada era considerado excelente. Com isso, Matinhos está com cinco locais impróprios para banho e um satisfatório, em frente à praia do Sesc.
Outro ponto não recomendável para o banho está em Caiobá, a 100 metros à direita do Canal de Caiobá. Dois locais considerados excelentes na semana passada também estão impróprios: a Prainha, a 200 metros do Rio Prainha, e em Guaratuba, no início da Praia Central.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Dos 46 pontos analisados pelo IAP, 23 estão impróprios para banho, quatro estão satisfatórios, sete muito bons e 12 excelentes. Na análise da semana anterior, 18 estavam impróprios, três satisfatórios, seis muito bons e 19 excelentes.