Dois aviões militares de carga norte-americanos foram atacados hoje por mísseis no Afeganistão. Segundo o porta-voz dos marines, o capitão David Romleyum, a força aérea dos EUA teve de soltar foguetes de fósforo para desviá-los.
"De dois aviões diferentes, vieram dois mísseis em sua direção", declarou Romley. Os aviões realizavam tarefas de reconhecimento no aeroporto de Candahar e nenhum aparelho foi danificado, declarou o porta-voz.
De acordo com Romley, os mísseis podem ser "stingers", tipo de arma que os Estados Unidos forneceram em abundância aos guerrilheiros afegãos durante o combate à ocupação soviética na década de 80.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
É a primeira vez que as forças anti-EUA disparam contra aviões norte-americanos, desde que os fuzileiros navais estabeleceram uma base no Afeganistão, no dia 25 de novembro, disse Romley.
Os aviões foram atacados quando sobrevoavam o sul de Candahar, durante dois ataques separados. Os tripulantes dos aviões de carga C-130 lançaram foguetes para desviar a rota dos mísseis.