Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cai o analfabetismo no Paraná

Erika Wandembruck - Folha do Paraná
12 nov 2000 às 11:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Parcerias entre Organizações Não Governamentais (Ongs), educadores, prefeituras e Governo do Estado na educação de jovens e adultos estão conseguindo reduzir o analfabetismo no Paraná, conforme a Chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Estadual da Educação, Regina Alegro. Cerca de 11,1% da população do Paraná com mais de 15 anos era analbafeta em 1996, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A expectativa é que o Censo 2000 aponte que apenas 7% dos paranaenses acima desta idade não possuam escolaridade graças as ações desenvolvidas", disse ela.

Todas as políticas públicas adotadas pelos municípios, bem como a possibilidade de integração entre os projetos de alfabetização promovidos por outras instituições foram debatidas no 2º Congresso Intermunicipal de Alfabetização e Cidadania, em que participaram mais de 300 pessoas ligadas a educação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O atendimento descentralizado entre jovens e adultos é feito em 604 estabelecimentos de 268 municípios do Estado. São 23.589 alunos matriculados no ensino fundamental (1ª a 4ª série), 883 turmas e 942 professores. Este ano o Governo do Estado está investindo 83,4 milhões na educação de Jovens e Adultos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


De acordo com a diretora da Associação Difusora de Treinamentos e Projetos Pedagógicos (Aditepp), Cristina Simião, graças às parcerias, 17 mil pessoas foram atendidas pela Ong desde a sua criação, há cinco anos. Este ano, 1.200 adultos (entre 14 e 80 anos) foram alfabetizados e 3.200 leigos foram capacitados como professores voluntários pela Ong.


A diretora explicou que a alfabetização desenvolvida pela associação é informal. "As aulas são dadas em associações de moradores e igrejas em todo o Sul do País e no Mato Grosso do Sul. Agora pretendemos estender o trabalho para o interior do Paraná", contou. Para ela, a educação está sendo utilizada como instrumento de desenvolvimento da cidadania.

É o exemplo da comerciante Maria Náder, de 47 anos. Ela, que é professora voluntária há um ano, está alfabetizando seis alunos na faixa etária de 60 a 80 anos."É gratificante poder ensinar um pouco do que aprendi. Fico feliz de ver o semblante de alegria deles ao descobrir as palavras".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo