O Porto de Paranaguá vai ter seu cais ampliado em 30%. As obras, que serão iniciadas ainda este ano, incluem a construção de mais 820 metros de atracadouro no sentido oeste do terminal. Com esse aumento, a extensão do cais subirá dos atuais 2.600 metros para 3.420 metros. Já o número de berços, locais para a atracação dos navios, será ampliado de 15 para 18.
O processo de licitação das obras está sendo conduzido pelo Ministério dos Transportes, que prevê, ainda, serviços de aprofundamento da bacia de evolução dos navios, dos canais da Galheta (de acesso ao Porto de Paranaguá) e do de chegada ao Porto de Antonina. Ao todo, o investimento previsto é de R$ 190 milhões. Cinco empresas se habilitaram a realizar as obras e aguardam para os próximos dias o resultado da concorrência.
"São serviços fundamentais para tornar o Porto de Paranaguá com mais capacidade de recepção de navios e, em conseqüência, mais ágil e competitivo", analisa o diretor técnico do porto, Luiz Ivan de Vasconcelos. "As novas obras de aprofundamento dos pontos de acesso aos dois portos visam dar mais segurança nas manobras dos navios e receber embarcações de grande porte".
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Dos três novos berços que serão criados com a ampliação do cais, um deles servirá para o atracação de navios de passageiros. Os demais berços estarão capacitados a movimentar principalmente carga, em especial soja e milho. O Porto de Paranaguá é o maior exportador de grãos do país.