O calor dos últimos dias em praticamente todo o Brasil vem ocasionando um grande aumento no consumo de energia elétrica, com picos recordes de demanda que se dão geralmente no princípio da tarde. Assim, o chamado "horário de ponta", período do dia em que ocorre a maior solicitação simultânea por eletricidade e que normalmente é verificado no início da noite, agora está sendo antecipado. Nesta semana, a Copel registrou em dias consecutivos três recordes históricos na demanda simultânea por eletricidade.
Às 14h45 de terça-feira (2), a carga máxima no sistema elétrico operado pela empresa chegou a 4.420 MW (megawatts). Às 15h47 de quarta-feira (3), a demanda instantânea atingiu 4.489 MW. E às 14h35 desta quinta-feira (4), a carga medida foi de 4.510 MW. Antes desta semana, o pico de demanda instantânea havia sido de 4.401 MW às 14h49 do dia 19 de novembro. Em fevereiro de 2009, a maior concentração de carga simultânea medida pela Copel chegou a 4.100 MW.
O crescimento da demanda por eletricidade nesses dias de forte calor deve-se à maior utilização de equipamentos de climatização em todos os segmentos de consumo. "Nos grandes ambientes de shoppings e hipermercados, em prédios de escritórios e também nas residências, os sistemas para refrigeração do ar operam de maneira contínua e no máximo da sua capacidade", observa a engenheira Ana Rita Xavier Haj Mussi, gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Segundo Ana Rita, a sofisticação tecnológica nos processos industriais também está tornando comum a presença de sistemas de climatização nas fábricas, onde a informatização e automação de equipamentos nas linhas de produção exigem que a temperatura ambiente seja controlada. "Mesmo nas propriedades rurais, a utilização de sistemas de climatização vem ganhando espaço, caso daquelas que se dedicam à avicultura, uma atividade em que o controle da temperatura é essencial", afirma.
Para utilizar a energia elétrica de maneira eficiente evitando o seu desperdício, a Copel tem algumas sugestões e orientações a oferecer aos consumidores. O uso da geladeira, por exemplo, merece atenção especial: o constante abre-e-fecha deve ser evitado, pois isso fará o motor funcionar mais vezes e por mais tempo. Da mesma forma, não se deve guardar alimentos ou líquidos ainda quentes no refrigerador, nem forrar ou cobrir suas prateleiras. As borrachas de vedação devem ser verificadas periodicamente e trocadas caso estejam ressecadas ou deformadas.
O uso eficiente dos condicionadores de ar requer que as janelas e portas do ambiente a ser climatizado permaneçam fechadas, evitando a fuga do ar resfriado. Os chuveiros elétricos com a chave na posição "verão" consomem até 40% menos energia. E como nesta época os dias são mais longos que as noites, a luminosidade natural deve ser aproveitada ao máximo: isso reduz o tempo de uso das lâmpadas.