Duas pessoas receberam aplicações incorretas da vacina contra a Covid-19 em Cambé, em situações distintas. Nos dois casos, as enfermeiras foram flagradas aplicando a seringa no braço de um homem e uma mulher, mas sem empurrar o êmbolo. Vídeos dos momentos foram registrados.
A primeira situação foi registrada no sistema drive-thru. Na ocasião, a enfermeira mesmo ciente de que estava sendo filmada, espeta a seringa em um homem e não aplica o imunizante. No vídeo, ela adverte que ele não poderia tomar outra vacina durante 15 dias. O rapaz estranha e afirma que ela não o vacinou. A enfermeira, então, se desculpa e diz que estava distraída, enquanto busca outra seringa.
No segundo caso, outra enfermeira também ciente da gravação aplica a seringa e retira imediatamente. O rapaz que filmava prontamente denunciou que a profissional da saúde não havia apertado o êmbolo. Enquanto isso, ela afirma ter se distraído dando as explicações de cuidados pós-vacina.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Na tarde desta sexta-feira (9), a prefeitura de Cambé divulgou uma nota determinando o afastamento das enfermeiras e a instauração de uma sindicância para apurar os fatos e buscar responsabilização administrativa e criminal delas em caso de comprovada má fé. A prefeitura de Cambé "reitera que a determinação para a equipe de aplicação é de mostrar ao cidadão o frasco com a vacina com lote e data de validade, a seringa cheia antes da aplicação e a seringa vazia após a vacina ser aplicada".
*Sob supervisão de Fernanda Circhia