Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com 23%

Carlópolis é o maior produtor de café do Paraná

Lucas Catanho - Especial para a Folha
25 mai 2024 às 14:00
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Boa parte da grande safra de café que o Paraná espera produzir em 2024 (entre 700 e 750 mil sacas) deve sair de Carlópolis, no Norte Pioneiro. O município é o maior produtor de café do Paraná. Ele colheu 6.872 toneladas do grão em quase 5 mil hectares de terras em 2022, segundo levantamento realizado pelo Deral (Departamento de Economia Rural), órgão ligado à Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento).


A produção nesse município representou 23,5% do VBP (Valor Bruto de Produção) da cultura do café em todo o Estado, alcançando R$ 114,4 milhões. O VBP estadual do café em 2022 ficou em 486,8 milhões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em segundo lugar do ranking estadual na produção de café está Pinhalão, com 3.248 toneladas de café produzidas em 2.195 hectares de terras em 2022 e participação de 11% no VBP estadual da cultura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira os dados!

Ações integradas reduzem número de crimes em propriedades rurais do Paraná

Imagem de destaque
Fique atento!

Cambé emite alerta sobre golpe usando o nome da Vigilância Sanitária

Imagem de destaque
Sem danos

Abalo sísmico que atingiu Cambé tem magnitude 1,6 na Escala Richter

Imagem de destaque
2.176 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador do Paraná começam a semana com 20,7 mil vagas


Otávio Oliveira da Luz, coordenador estadual do Projeto Café do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural)-PR, explica que um dos motivos para o destaque de Carlópolis na produção de café é a execução de um plano bemestruturado de desenvolvimento da cultura.


“Montamos há cerca de 25 anos um plano municipal de desenvolvimento da cafeicultura, com parcerias com prefeitura, sindicato, associações e agentes de crédito. Treinamos quase 400 cafeicultores em parceria com o Senar no plantio de café, técnicas. Treinamos bastante e acompanhamos em campo”, lista.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Com 23% de participação, Carlópolis é o maior produtor de café do Paraná
Explore como Carlópolis se tornou o maior produtor de café do Paraná, com detalhes sobre técnicas de cultivo, impacto econômico e mais.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade