O Ministério da Saúde lança hoje, no Rio de Janeiro, a campanha nacional "Não importa de que lado você esteja, use camisinha". A campanha irá distribuir em todo o País cerca de 22 milhões de preservativos, além de cartazes para os foliões.
No Paraná, as prefeituras deverão fazer campanhas independentes. Segundo levantamento feito pela Folha, serão distribuídas pelo menos 360 mil camisinhas no Estado durante o Carnaval.
A Secretaria Estadual da Saúde firmou uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para a distribuição de 45 mil camisinhas nas 22 regionais de saúde do Estado. "Também serão distribuídos folhetos informativos aos trabalhadores", afirmou Maria Cristina Gil, chefe do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da secretaria.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Em Curitiba, a intenção é distribuir 250 mil preservativos durante o Carnaval. A campanha será lançada no sabado pela manhã, na Boca Maldita, Centro da Capital. Os postos de saúde terão a quantidade de camisinhas reforçada. Os preservativos serão distribuídos nas escolas, região central, batalhões do Exército e até no comércio. "O preservativo é apenas um símbolo, um sinal. A pessoa tem que adquirir o hábito de usá-lo", afirmou a coordenadora do programa municipal DST/Aids, Maria Gorette David Lopes.
A Ecovia, concessionária da BR-277 no trecho que liga Curitiba ao Litoral do Estado, também firmou parceria com a Prefeitura de Curitiba e estará distribuindo 60 mil leques com a frase "Sexo, muita calma nesta hora. Use camisinha. Pegue informação e não aids". Os leques, na cor vermelha, já estão sendo impressos. "Foi proposital. O objetivo é que lembre uma placa de trânsito, sinal vermelho", argumentou Gorette.
Em Foz do Iguaçu, a prefeitura também está licitando a compra de 10 mil preservativos para distribuir no Carnaval. A entrega neste ano será semelhante à realizada no ano passado, onde os interessados recebiam um "vale-camisinha", juntamente com material promocional.
De 1980 até o ano passado, o Paraná registrou 8.804 casos de aids, com 3.759 mortes.