Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reabertura no fim do ano

Casarão da UPE será administrado pela Fundação Cultural

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba
03 abr 2013 às 09:04

Compartilhar notícia

- Divulgação/FCC (arquivo)
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O casarão histórico da União Paranaense dos Estudantes (UPE), localizado na Rua Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco, em Curitiba, passará a ser administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A outorga de permissão de uso foi publicada na última segunda-feira (01) no Diário Oficial do Município e prevê que a FCC fará a manutenção, fiscalização e segurança do prédio.

Nas próximas semanas, a Fundação assina um protocolo de intenções de uso com a direção da UPE para uso compartilhado do espaço. Entre os termos está a criação de um programa de cooperação técnica, científica e cultural, com a finalidade de promover a integração entre a UPE e a FCC. A ideia é proporcionar ações direcionadas aos estudantes, como cineclubismo, arte digital e cursos de formação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A parceria, contudo, só será concretizada depois que o prédio histórico passar por readequação, conforme projeto do Ippuc. A previsão de reabertura é final de 2013.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Histórico - A UPE administrava o local por comodato, mas após o início do recesso escolar, em dezembro, o prédio foi invadido. A entidade procurou a Prefeitura, que retirou os invasores e iniciou um processo de fechamento do local.


O casarão, em art nouveu datado de 1918, é uma Unidade de Interesse Especial de Preservaçao (UIEP) e já pertenceu à família Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque, um dos fundadores da Gazeta do Povo, e também à Universidade do Paraná (atual UFPR).

O imóvel foi adquirido pelo governo do Estado na década de 50, mas ganhou notoriedade como sede da UPE, entre 1959 e 1968, quando foi tomado pelo regime militar. Em 1983, o prédio retornou para as mãos do Estado, na gestão de José Richa, que a cedeu à Prefeitura de Curitiba. O prédio tem sido ocupado pela UPE por meio de comodato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo