A forte chuva que caiu sobre o Norte do Paraná ontem (19) provocou cheias nos rios da bacia do Rio Tibagi e deixou muitos moradores ilhados em bairros de Ibiporã e Jataizinho. A enchente, que começou no final da tarde de terça-feira e continuou até a manhã de hoje, também invadiu casas e deixou famílias desabrigadas.
Em Jataizinho, estimativa dos próprios moradores das áreas atingidas contabilizava pelo menos 80 casas invadidas pelas águas do rio Jataí. No bairro Maria Julia, o muro de uma indústria cerâmica conteve a água por um tempo, causando um representamento que provocou forte enxurrada. Para melhorar a vazão, parte do muro teve de ser derrubada.
Na Vila Frederico, moradores com parte do corpo submerso, tentando recuperar objetos deixados nas casas alagadas, compunham a paisagem chuvosa da quarta-feira.
Em Ibiporã, os bairros mais atingidos pela enchente foram Vila Pimenta, Vila Kennedy e recanto Kankan. Neste último, a cheia do rio Engenho de Ferro deixou muitas famílias ilhadas e incomunicáveis.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
O secretário de Obras de Ibiporã, Marcelo Pereira, informou que não há desabrigados no município. Os locais mais críticos, segundo ele, eram a ponte do Ribeirão Jacutinga, que ficou submersa, e a ponte entre os bairros Pedro Morelli e Afonso Sarábia, que teve de ser interditada porque um dos lados não resistiu à força das águas e cedeu.
Com informações da repórter Carolina Avansini.