Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oeste do Estado

Clima é tenso em fazenda ocupada pelo MST no sudoeste

Redação - Bonde
14 jul 2003 às 10:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A situação é tensa na manhã desta segunda-feira na Fazenda Araupel, invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no último sábado.

Em entrevista à rádio CBN, o advogado da empresa disse que a área está "sitiada". A Polícia Militar, que afirma que o risco de conflito é muito grande, deve enviar reforços para o local ainda nesta segunda. Por enquanto, 80 policiais fazem a segurança da área.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cerca de 2 mil pessoas do movimento ocupam o a área, e o MST promete deslocar mais 1.500 famílias para a fazenda, que fica em Quedas do Iguaçu, no Sudoeste do Estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


No sábado, a chegada da PM evitou o confronto entre os sem-terra e os cerca de 500 funcionários ligados à Araupel que lá estavam. No mesmo dia, moradores da região fizeram um protesto pedindo a desocupação da área. Eles temem que a empresa seja fechada e que os trabalhadores percam o emprego.

Publicidade


Três sem-terra estão presos na delegacia de Quedas do Iguaçu por porte ilegal de arma. Eles estavam com um revólver, uma pistola e um rifle, todos com a numeração raspada.


Em entrevista à Folha de Londrina, o gerente de recursos humanos da Araupel, Alberto Pius, disse que pretende entrar com novo pedido de reintegração de posse nesta segunda-feira.


Segundo ele, a fazenda é altamente produtiva e cerca de 20 mil sacas de sementes beneficiadas e insumos agrícolas estariam nos silos cercados pelo MST.

Cerca de 800 sem-terra ocupavam uma área de 5,2 mil hectares da fazenda desde 1999. Por conta disso, há duas semanas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou intervenção federal no Paraná, já que o Estado não cumpriu uma ordem de reintegração de posse para a Araupel, ainda em 1999.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo