Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
PAC da Copa

Começam as obras do viaduto estaiado na av. das Torres

Redação Bonde com PMC
12 jun 2012 às 09:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estão sendo montados os canteiros de obras na avenida das Torres (Comendador Franco) para construção do viaduto estaiado, da trincheira da rua Guabirotuba e de outras melhorias viárias e de paisagismo no corredor Aeroporto/Rodoferroviária. Durante as obras o trânsito na avenida, importante ligação metropolitana, fluirá sem bloqueios. Apenas um desvio no cruzamento da rua Guabirotuba, no bairro Jardim Botânico, será necessário.

As obras na avenida compõem o pacote de projetos financiados parcialmente pelo PAC da Copa, do governo federal. No mês passado a prefeitura assinou a ordem de serviço para as obras que ajudarão a desafogar o trânsito facilitando as transposições em pontos estratégicos da avenida como o viaduto no cruzamento com a rua Coronel Francisco H. dos Santos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O uso dos cabos (estais) possibilita erguer um vão largo entre as extremidades da pista e o que ajuda fazer a obra em locais sem o que o trânsito seja interrompido, como no caso da avenida das Torres.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


"Os estais possibilitam que a ponte fique suspensa enquanto é construída e por baixo os carros podem passar sem problemas", diz o arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) Mauro Magnabosco, responsável pelo projeto do viaduto estaiado.

Publicidade


Ao longo de seus 10 quilômetros, a avenida das Torres terá um único desvio, no cruzamento da rua Guabirotuba onde será construída a trincheira. Neste cruzamento a avenida terá quatro pistas no sentido São José dos Pinhais-Curitiba, com duas faixas em cada sentido e a rua Guabirotuba será desviada pelas ruas Manoel Martins de Abreu e rua Alcina T. Sabbag. Para a passagem de veículos nesse trecho será pavimentado o canteiro central da avenida.


Desvios
Já a rua Coronel Francisco H. dos Santos será bloqueada entre as ruas Durval Morais e Ana Berta Roskamp. Os desvios nesse trecho serão feitos pela rua Joaquim Amaral, que ficará com mão dupla e pela rua Durval de Morais Guabirouba e pela rua Dr. Constante Coelho Jardim das Américas formando um binário.

Publicidade


As obras têm prazo de 18 meses, e depois de prontas vão melhorar significativamente a ligação entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR 277, além do Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. Cerca de cerca de 300 mil moradores além de turistas serão beneficiados com as intervenções.


O arquiteto do Ippuc assegura que a cidade ganhará muito mais que melhorias viárias e de mobilidade. A obra do viaduto estaiado que compõe esse corredor é um legado para imagem de Curitiba.


"Curitiba segue sua tradição em usar o planejamento urbano para resolver problemas atuais e futuros mas também para tirar partido e construir seus ícones. O viaduto estaiado será um deles, como foi o Museu Oscar Niemayer, as estações-tubo, os Faróis do Saber, o Jardim Botânico, os parques e tantos outros", destaca Magnabosco.

"A estética urbana cria as referências de uma cidade e não tem como ser calculada, ou medida. Está somada na auto-estima de seus habitantes e na empatia e no apego dos cidadãos pelo espaço comum. Nessa conta entra ainda uma centena de milhares de turistas que vêm atraídos por essa boa imagem", afirma o arquiteto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo