O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida e o presidente da Suderhsa, Darcy Deitos, entregaram nesta quarta-feira, em Morretes, ordem de serviço ao prefeito Élder Teófilo dos Santos para início imediato das obras de recondução dos rios Pinto e Marumbi em suas calhas naturais, desviadas em razão do assoreamento provocado pelas fortes chuvas de janeiro. Participaram da reunião o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Morretes, Deimerval Borba e João Samek, diretor de Engenharia da Suderhsa.
As obras foram autorizadas pelo governo do Estado com base no decreto de calamidade pública assinado no último dia 29. Estão orçadas em R$ 700 mil para os municípios de Morretes, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. A primeira fase será nos municípios de Morretes e Matinhos, a um custo de aproximadamente R$200 mil, além dos investimentos já realizados pelo DER e Secretaria de Obras e Transportes no atendimento à infra-estrutura do litoral.
Os trabalhos iniciados em Morretes pela empresa Tucumã Engenharia com escavadeiras hidráulicas visam recolocar os rios Pinto e Marumbi em seus leitos naturais, além da construção de 3 pontilhões para acesso de moradores em locais atingidos pelas cheias das últimas semanas.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Em Matinhos, os trabalhos começam nesta quinta-feira e serão executados pela Pontal Terraplanagem Ltda para a construção de 10 pontilhões de concreto, substituição das antigas manilhas e desobstrução de canais com escavadeiras hidráulicas.