Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No Paraná

Começam testes no sistema de transmissão da Usina Mauá

Agência Estadual de Notícias
25 jul 2011 às 16:09

Compartilhar notícia

Sistema de transmissão, formado por uma subestação e duas linhas em alta tensão, já entrou em fase de testes - AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A construção da Usina Hidrelétrica Mauá, pela Copel, avança em todas as frentes. Na sexta-feira (22) foram iniciados os testes das instalações de transmissão de energia da usina, com a energização da linha que conecta as subestações Mauá e Figueira. O circuito operou experimentalmente das 8h30 às 17 horas, período em que foram realizados com êxito os testes de intertravamento, comprovando o pleno funcionamento de todos os equipamentos – incluindo sinalizações, supervisão, comandos e proteção.

Os testes terão continuidade no dia 15 de agosto com a energização da linha entre as subestações Mauá e Jaguariaíva, quando também serão colocadas à prova todas as suas funções. No dia 1° de setembro, está prevista a energização da subestação Mauá, ocasião em que a operação do sistema de transmissão da nova hidrelétrica será entregue à Copel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


UM MILHÃO – A Usina Mauá está sendo construída no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, e deverá entrar em operação ainda em 2011. Com potência instalada de 361 megawatts e capacidade para atender a uma cidade com 1 milhão de habitantes, a hidrelétrica representa investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


O coordenador geral dos trabalhos de comissionamento da Usina Mauá, Moacir Carlos Bertol, afirma que "com a energização experimental da linha entre Mauá e Figueira e da subestação Mauá, a Copel está perto de concluir toda a energização do sistema de transmissão associado à hidrelétrica e prontos para passar essas instalações para a rede básica do Sistema Interligado Nacional".


As duas linhas de transmissão que adicionarão ao sistema elétrico brasileiro a energia produzida em Mauá irão operar na tensão de 230 mil volts. A linha que vai até a subestação da Copel em Figueira tem 43 quilômetros de extensão, enquanto a linha que vai até Jaguariaíva tem 108 quilômetros. Durante a etapa de construção das linhas, o Consórcio Cruzeiro do Sul também executou os programas ambientais previstos, como o de resgate arqueológico, fiscalização e sensibilização ambiental e comunicação social, entre outros.

Tanto a construção da hidrelétrica quanto do sistema de transmissão associado à Usina Mauá está a cargo do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, resultado de uma parceria entre a Copel (que detém participação de 51% na sociedade) e a Eletrosul (titular dos demais 49%).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo