Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comissão teme abandono do aterro da Caximba

Israel Reinstein - Folha do Paraná
17 out 2001 às 21:01

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Neivo Beraldin (PSDB), deve pedir mais informações da Coordenadoria Metropolitana de Curitiba (Comec) sobre o destino do Aterro Sanitário do Caximba, situado na Capital. O deputado teme que ao se implantar o consórcio metropolitano do lixo, que vai cuidar dos dejetos de 12 municípios, o Caximba seja abandonado. A Associação de Defesa do Meio Ambiente de Araucária (Amar) entrou com uma ação denunciando que o chorume do Caximba está poluindo o Rio Iguaçu.

Para Beraldin, se hoje não se cuida do atual aterro, a atenção deve ser menor depois que o consórcio for implantado. "E como a Caximba vai ser repassada para iniciativa privada, a empresa que ganhar o consórcio vai querer cobrar mais para cuidar desse passivo ambiental", disse o deputado. "E vai se transformar em um pedágio do lixo, com tarifas altas", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O deputado afirmou que, por causa dessas incertezas, teme-se que a Prefeitura de Curitiba abandone o Aterro Sanitário da Caximba. Por causa disso, quer solicitar toda a documentação do edital de licitação do consórcio do lixo, que deve ser publicado em novembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão

"É preciso saber se o edital não vai criar um monopólio sem controle", disse. A proposta da Comec e da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) é que a ganhadora do consórcio administre o lixo por 25 anos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo