A Copel deve concluir até o final de junho a distribuição e a instalação gratuita de 1 milhão de lâmpadas eficientes em 410 mil domicílios de baixa renda, ligados na sua área de concessão, que é formada por 393 dos 399 municípios paranaenses. O trabalho, iniciado em fevereiro, atingiu, até o momento, 20% das metas fixadas, já tendo sido encerrado em algumas localidades do interior do Estado.
A iniciativa representa investimentos de R$ 9 milhões da Copel e integra o seu Programa de Eficiência Energética, conjunto de medidas destinadas a combater o desperdício de eletricidade promovendo o seu uso racional e produtivo.
Serão contempladas 230 mil residências que em dezembro de 2005 se enquadravam nos requisitos do programa Luz Fraterna (ligações residenciais ou rurais monofásicas e rurais bifásicas com carga de até 50 ampères, com consumo mensal não superior a 100 kWh) e 180 mil moradias com consumo mensal entre 101 e 220 kWh classificadas pela Copel em março de 2006 como de baixa renda.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
As datas são referentes à época em que a proposta de distribuição das lâmpadas foi apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aprovação e homologação.
Cada domicílio enquadrado no primeiro grupo recebe duas lâmpadas e os do segundo, três. Junto com as lâmpadas, os consumidores recebem folhetos contendo instruções de como descartá-las corretamente no futuro, depois de esgotada sua vida útil, de forma a evitar prejuízos ao meio ambiente, e orientações sobre o uso eficiente e sem desperdício da energia elétrica.
AEN