O Corpo de Bombeiros informou que, até o início da tarde desta sexta-feira (28), continua a buscar a vítima desaparecida após as explosões consecutivas no setor de armazenamento de grãos na Cooperativa C.Vale em Palotina, no Oeste do Paraná. O incidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) e deixou oito mortos e 11 feridos.
Rogério Lima de Araújo, tenente-coronel do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, afirma que as equipes de busca foram mantidas e que os bombeiros trabalharam, inclusive, durante a madrugada desta sexta-feira em conjunto com engenheiros e outros profissionais da cooperativa.
"Temos três frentes de trabalho: uma das nossas equipes, junto com técnicos da cooperativa, está fazendo um reconhecimento minucioso de como funciona o túnel, pois, com o reconhecimento, vamos investir em uma etapa de trabalho no túnel três, que está obstruído. Uma outra frente de trabalho é a retirada dos grãos, que tem um volume muito grande. Essa tarefa já foi iniciada pela cooperativa, mas agora vamos usar equipamentos de sucção de maior vazão. E a terceira frente de trabalho são os cães de busca, que fazem a varredura das áreas", explica Araújo.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
As atividades, que, conforme o tenente-coronel, são dificultadas por conta dos escombros, têm o objetivo de apontar o local exato onde a vítima está. Segundo Araújo, cerca de três mil toneladas de grãos já foram retiradas, mas ainda existem, em média, 11 mil toneladas restantes.
O tenente-coronel conta que há suspeitas de que a vítima esteja nos fundos do armazém três, já que o local foi indicado pelos cães. "A área está muito colapsada, tem um volume enorme de grãos e foi avariada em sua estrutura de túnel. Partes do túnel foram parar, inclusive, no teto do armazém."
Devido à força da explosão, o Corpo de Bombeiros acredita que as chances de a vítima desaparecida ser encontrada viva são pequenas. "Temos que ser realistas, mas também temos esperanças e estamos colocando todos os esforços para encontrar a vítima o mais rápido possível", relata.
VEJA OS VÍDEOS DA BUSCA NA FOLHA DE LONDRINA.
BUSCAS
Em nota divulgada às 18h pelo major Tiago Zajac do Corpo de Bombeiros, as equipes informaram que "foi garantida a segurança para o acesso a algumas áreas do silo e, desta forma, o CBMPR trabalha com a estratégia de buscar o túnel pelo acesso principal e áreas laterais".
Conforme o major, as equipes não obtiveram progressos em função da impossibilidade ainda do acesso do cão no silo 3. As equipes permanecem no local, trabalhando ininterruptamente.
VELÓRIO DAS VÍTIMAS
Os corpos dos sete trabalhadores de origem haitiana mortos na explosão da Cooperativa C.Vale estão sendo velados de forma coletiva Ginásio de Esporte Romeu Hendges (Umesp). A comunidade haitiana que vive em Palotina tem comparecido para prestar apoio e condolências às famílias das vítimas. O trabalhador brasileiro, por sua vez, está sendo velado em uma capela particular.
O sepultamento do brasileiro foi pela manhã desta sexta. Os sete haitianos foram sepultados no período da tarde. Segundo a assessoria de imprensa do Sintrascoopa (Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região), a única confirmação é que as vítimas haitianas serão enterradas em Palotina.
Atualizada às 19h.