O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) fez, por volta das 8h30 desta terça-feira (15), um corte de carga em diversos estados do Brasil, incluindo o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte - Nordeste e Nordeste - Sudeste.
Segundo divulgou a Copel (Companhia Paranaense de Energia) em nota, esse mecanismo é conhecido como ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional.
O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de municípios, informou a Copel. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado.
O MME (Ministério de Minas e Energia), a partir de dados do ONS, divulgou que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil.
A interrupção ocorreu, conforme o ministério, devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.
A equipe do MME trabalha para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.