Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Corte de carga elétrica atinge o Paraná

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 ago 2023 às 10:17
- Istock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) fez, por volta das 8h30 desta terça-feira (15), um corte de carga em diversos estados do Brasil, incluindo o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte - Nordeste e Nordeste - Sudeste.  


Segundo divulgou a Copel (Companhia Paranaense de Energia) em nota, esse mecanismo é conhecido como ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de municípios, informou a Copel. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Vacina Spikevax

Com nova vacina da Covid-19, Paraná esclarece quem deve receber o imunizante

Imagem de destaque
Aumento de 7%

Mortes e lesões aumentam em acidentes no Paraná em 2024, segundo PRF

Imagem de destaque
Ajude se puder!

Maringá prorroga inscrições para casamento comunitário até sexta

Imagem de destaque
Antigo Londriville

Cambé promove mutirão de serviços no Cambéville neste sábado


As equipes da Copel trabalham para concluir a religação de todas as unidades consumidores e apuram o impacto dos desligamentos no estado.

Publicidade


O MME (Ministério de Minas e Energia), a partir de dados do ONS, divulgou que a ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil.


A interrupção ocorreu, conforme o ministério, devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Publicidade


A recomposição foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.


A equipe do MME trabalha para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.


O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.


Imagem
Novo PAC prevê retomada das obras do Residencial Flores do Campo
A retomada das obras do Residencial Flores do Campo, na Gleba Primavera (zona norte), é um dos projetos previstos dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado na última sexta-feira.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade