Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão analisando projetos na área de transporte urbano em Curitiba, para possível liberação de financiamento de US$ 80 milhões. A missão do BID chegou nesta segunda-feira e fica até sexta-feira na cidade.
De acordo com o superintendente do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Edson Seidel, os recursos deverão ser investidos em vias alimentadoras para as linhas do Interbairros II e na adequação da BR-116, eixo norte-sul, para o biarticulado.
O novo projeto, que substituiu o do metrô por causa do fracasso no financiamento junto a um banco japonês, estava sendo negociado com o Fonplata (Fundo de Desenvolvimento para os Países do Rio da Prata). O prefeito Cassio Taniguchi (PFL) chegou a viajar à Bolívia para viabilizar o biarticulado na BR-116.
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Segundo Seidel, o financiamento foi aprovado e já tinha recursos garantidos no Fonplata, mas por questões internas o fundo estará com as atividades paralisadas até fevereiro. Para evitar o atraso nas obras, a prefeitura teria optado por apresentar o projeto a outra instituição financeira, no caso o BID. ''A missão do Fonplata viria só em fevereiro, para daí começarmos a negociar. Com o BID, a previsão é que esteja tudo certo a essa altura'', disse.
A proposta inicial era de financiar US$ 80 milhões em duas etapas, e no pacote de obras não estava incluída a BR-116. O financiamento do valor numa só etapa foi solicitado pela Secretaria de Assuntos Internacionais.
As condições de financiamento só serão definidas na assinatura de contrato, mas a expectativa é de que sejam cobrados juros de aproximadamente 6% ao ano, com tempo de carência igual ao número de anos necessários para a execução das obras, com prazo de dez a 15 anos de pagamento.
A missão é composta por técnicos que examinam as contas da prefeitura, as questões ambientais, os projetos finais de engenharia e sua viabilidade econômica.
A prefeitura chegou a anunciar que serão construídas três novas linhas de biarticulados com alcance metropolitano fazendo a ligação entre o terminal do Maracanã, em Colombo (região metropolitana), e o terminal CIC-Sul. Está prevista ainda a construção de uma estação central, na Praça Eufrásio Correia.
Para implantação do novo eixo, que irá utilizar o projeto do metrô como base, a BR-116 terá que passar por reformas, com a recuperação do pavimento e a criação de uma canaleta central exclusiva para ônibus. Também deverá ser construído um parque linear, com arborização e paisagismo ao longo de todo o trecho.
Ainda está prevista a construção de 16 estações intermediárias, de uma estação central e de dois terminais, de ciclovias nos dois sentidos, de viadutos e de trincheiras nos principais cruzamentos e de uma passarela para pedestres.
Os novos biarticulados (no início 30 veículos) deverão desafogar as linhas já existentes e que trafegam com cerca de 30 mil passageiros por hora em cada sentido. Doze mil passageiros deverão usar o novo sistema de transporte por dia.