Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
1ª desembargadora do Estado

Denise Arruda será enterrada nesta sexta no Paraná

Redação Bonde com STJ
13 dez 2013 às 08:21

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, comparecerá ao velório da ministra Denise Arruda, que faleceu na tarde desta quinta-feira (12), em Curitiba, vítima de falência múltipla de órgãos. O velório será na capela do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), a partir das 7h desta sexta-feira (13).

Fischer lamentou a morte de Denise Arruda e disse que, além de grande magistrada, ela era uma pessoa de muita sensibilidade, que sempre conseguiu a amizade e o convívio harmônico de todos ao seu redor. A ministra atuou no STJ de 2003 a 2010, quando se aposentou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre os colegas, era considerada uma pessoa de excelente trato. De acordo com o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, que teve a oportunidade de conviver com a ministra no STJ, Denise Arruda era "uma juíza dotada de especial vocação para o ofício, por sua seriedade, saber jurídico e bom senso".

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Zavascki disse que, pessoalmente, a ministra lhe deixa um legado de admiração pela afabilidade, simplicidade, inteligência e por tudo que a qualifica como um ser humano superior. "É lamentável que tenha partido", afirmou.

Publicidade


A ministra Eliana Calmon também expressou sua tristeza. "Lamento profundamente o falecimento de uma das mais dignas magistradas brasileiras. Com ela, convivi por cinco anos e, conhecendo-a de perto, aprendi a respeitá-la e admirá-la", disse.


Carreira

Publicidade


Natural de Guarapuava, município localizado na região centro-sul do Paraná, Denise Arruda nasceu em 9 de fevereiro de 1941 e foi a primeira mulher da carreira da magistratura a ocupar em caráter efetivo o cargo de desembargadora do seu estado.


Formada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, iniciou a carreira como juíza substituta da Seção Judiciária de Jacarezinho, em 1966, e atendeu às Seções Judiciárias de Cornélio Procópio, Santo Antônio de Platina, Mallet, Jandaia do Sul, Peabiru, Londrina e Curitiba. Em 1993, foi promovida para o extinto Tribunal de Alçada e, em 2002, assumiu as funções no TJPR.


Por sua contribuição ao Poder Judiciário, o presidente do TJPR, desembargador Guilherme Luiz Gomes, decretou luto oficial de três dias nas repartições judiciárias do estado.

Denise Arruda foi a quarta mulher a tomar posse no STJ. Ela assumiu o cargo de ministra em 18 de maio de 2003 e participou ativamente dos trabalhos da Primeira Turma, da qual foi presidente em 2008. Aposentou-se em 6 de abril de 2010.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo