Antecipar a compra das passagens de ônibus para os feriados de Corpus Christi é a alternativa mais segura para evitar transtornos de última hora, recomenda a Coordenação de Transporte Comercial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas que prestam serviços de transporte intermunicipal de passageiros no Estado. Além de evitar filas, há maior oferta de vagas no dia escolhido para viajar, com mais opções de horários.
"Ao comprar sua passagem antecipadamente, o usuário também contribui para que as empresas de ônibus e as administrações das rodoviárias tenham condições de fazer uma previsão de demanda para os dias do feriado, tanto na ida como na volta, oferecendo serviços de melhor qualidade", explica o coordenador de transporte comercial do DER, Sérgio Bonato.
O DER também orienta que, no dia da viagem, os passageiros cheguem ao terminal com no mínimo 15 minutos de antecedência. É o tempo necessário para localizar o boxe de embarque e identificar os veículos em que vão viajar.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
MENORES – No caso de embarque de menores, segundo o DER, é preciso informar-se com antecedência sobre os procedimentos obrigatórios, principalmente no caso daquelas crianças que estarão viajando na ausência dos pais. Há situações especiais em que o responsável precisa apresentar autorização dos pais por escrito.
ALERTA - A procura por bilhetes em feriados aumenta consideravelmente e, portanto, a oferta de transporte em veículos não autorizados também cresce. Os donos desses veículos "frios" aproveitam o período para oferecer serviços a preços abaixo da tabela. "A oferta desses serviços pode até parecer mais atrativa", adverte Bonato, "mas o perigo que esses passageiros correm não compensa o risco".
O usuário deve dar especial atenção aos registros das empresas, tendo em conta que aquelas que operam com autorização oficial são bastante conhecidas, têm seus veículos inspecionados.