A Justiça de Faxinal determinou no final da tarde desta terça-feira (27) a reintegração de posse da Fazenda São João. A propriedade foi invadida na madrugada de domingo (25) por um grupo de 50 pessoas integrantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag). Na ocasião, proprietários foram expulsos da fazenda.
De acordo com o delegado de Faxinal, Gustavo Dante, o oficial de Justiça o procurou na manhã desta quarta-feira (28) para solicitar apoio policial para proceder a notificação dos invasores. O mandado de reintegração será apresentado ao grupo de sem-terra na tarde de hoje. "Iremos tentar resolver a situação na conversa, não iremos com muitos policiais ao local. Queremos evitar um confronto com os invasores. Tentaremos negociar um prazo para que saiam da propriedade", esclareceu Dante.
Segundo a proprietária do imóvel, a pecuarista Malvina Mozer Polimeni, os invasores invadiram a propriedade com facão e foices nas mãos e até chegaram a empurrá-la. Ela, o irmão e a família do caseiro tiveram 30 minutos para saírem da fazenda. Somente o caseiro ficou no local para cuidar do gado.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Os invasores querem pressionar o governo para que a área de 153 alqueires seja transformada em assentamento. Segundo Polimeni, a fazenda foi herdada por ela há 15 anos e na propriedade de 153 alqueires cria 620 cabeças de gado da raça nelore e arrenda 30% da área para um vizinho.