O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) iniciou esta semana a informatização dos pátios de Foz do Iguaçu e Guarapuava. Os técnicos do Detran/PR estão cadastrando todos os veículos dos pátios dessas três cidades e treinando os funcionários para usar o novo sistema.
A informatização começou no mês de abril de 2003, primeiro foi levada a a todo o interior, começando pelas cidades com maior número de veículos apreendidos.Até o final do ano, todos os 206 pátios estarão interligados, possibilitando a consulta online para agilizar a liberação dos veículos apreendidos.
Com a informatização, o Detran vai agilizar o processo de liberação dos veículos apreendidos, tanto para retirada pelo proprietário, quanto para processo de leilão. O sistema permitirá, ainda, que a Coordenadoria de Veículos do Detran tenha maior controle sobre os veículos recolhidos por infrações de trânsito.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Segundo Cícero Pereira da Silva, chefe da Coordenadoria de Veículos do Detran/PR, o processo manual de registro de apreensão e liberação de veículos é lento e contribui para a superlotação dos pátios.
Com a informatização, todo proprietário de veículo recolhido nos pátios do Detran/PR receberá em casa a notificação de apreensão no prazo máximo de dez dias. A partir da notificação, o proprietário tem 90 dias para buscar o veículo. Depois desse prazo, o carro pode ser colocado em leilão.
"Com a informatização, o processo administrativo de controle dos veículos será maior e permitirá um gerenciamento mais eficiente, evitando superlotações e reduzindo os custos de permanência do veículo no pátio", destaca Silva.