As mudanças no organograma do Departamento de Trânsito do Paraná, as melhorias de infraestrutura e a solução de problemas pontuais foram abordadas em mais uma rodada de conversas entre o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, e funcionários da autarquia no interior do Estado. Nesta quarta-feira (23) e quinta-feira (24), Traad visitou as unidades de atendimento nas cidades de Maringá, Sarandi, Mandaguari e Cambé.
O diretor já visitou 50 das 101 Ciretrans do Estado. "Minha meta é manter o roteiro de visitas técnicas e fazer reuniões em todas as unidades do Detran no Paraná. Assim, é possível conhecer de perto as dificuldades, debater com os servidores e conversar com os parceiros locais, como despachantes, centros de formação de condutores e clínicas médicas", explicou Traad.
Em Maringá, o diretor anunciou a implantação da prova teórica de direção no posto central de atendimento, que agora poderá abrir e dar continuidade a processos de primeira habilitação. "Hoje o processo só pode ser feito na sede da Ciretran, que fica distante para muitos usuários. Essa é uma medida que vai facilitar bastante a vida dos maringaenses", destacou o chefe do Detran na cidade, José Zacarin.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
No município de Sarandi foi debatida a possibilidade de construir uma nova sede para a Ciretran local, em um terreno a ser doado pela prefeitura. "Técnicos e engenheiros do Detran já visitaram e aprovaram o lugar para as futuras instalações. Agora a prefeitura deve solicitar à Câmara dos Vereadores a autorização para doação da terra", explica o chefe da 86ª Ciretran, Wilians Zanchim.
Em Mandaguari e Arapongas, Traad conversou com os servidores sobre as mudanças com a implantação das Funções Comissionadas de Confiança, projetos futuros e capacitação de funcionários. "Esse debate é a oportunidade do servidor, independente de cargo e função, falar diretamente com a direção da autarquia, o que, na maioria das vezes, quem trabalha no interior não tem", disse o chefe da unidade de Mandaguari, Benedito Lucio da Silva.
"Conduzir esse processo de mudanças com diálogo, serenidade e transparência é fundamental para conquistar as melhorias que todos esperam, tanto os funcionários, quanto os usuários. O contato com o diretor é importante para que as mudanças considerem as realidades e as particularidades locais", conta o chefe do Departamento em Arapongas, Laércio Scarpeta.
Em Cambé, o prefeito João Pavinato oficializou a doação de um terreno de 3,3 mil m² para a sede da nova Ciretran da cidade. "A prefeitura já está com a escritura pronta e, a partir disso, o Detran já pode começar a construir", disse. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda neste ano. Segundo o chefe da Ciretran, Frederico Ferreira, o novo prédio será mais amplo e moderno, com espaço para testes práticos de direção e vistoria veicular. Temporariamente, a unidade funciona na Av. Inglaterra, 211.