Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Solidariedade

Doações de sangue caem em até 50% no inverno

Redação Bonde
27 jul 2007 às 13:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chegada do frio, o número de doadores de sangue cai até 50% no Hemepar. Somente em Curitiba e Região Metropolitana, o Hemepar, necessita aproximadamente de 150 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais. Em todo o Estado são necessários cerca de 13 mil doadores por mês para atender 370 hospitais. A queda nas doações ocorre, principalmente, por causa das baixas temperaturas, viagens de férias e as doenças típicas de inverno.

Segundo o diretor do Hemepar, José Lúcio dos Santos, a doação é fundamental para salvar vidas, já que o sangue é insubstituível. "A doação de sangue precisa ser feita todos os dias com bastante regularidade. Não podemos prever quando uma pessoa irá precisar de sangue. Por isso, é muito importante que haja solidariedade e que as pessoas se dirijam até os locais de doação para doar e suprir a demanda", afirmou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Hemepar também conta com uma unidade móvel para coletar sangue em empresas conveniadas, comunidades e em eventos com o objetivo de facilitar o acesso da população a um local para doação. "A unidade móvel é uma alternativa para que aquelas pessoas que não possam ir até o Hemepar possam doar sangue e ajudar a salvar vidas", lembra Lúcio dos Santos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


Doação

A doação de sangue é rápida e fácil, mas para se tornar um doador é necessário seguir alguns critérios, como ter de 18 a 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Para doar também é importante dormir seis horas na noite anterior e alimentar-se evitando comidas gordurosas. O doador não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo