Com a chegada do frio, o número de doadores de sangue cai até 50% no Hemepar. Somente em Curitiba e Região Metropolitana, o Hemepar, necessita aproximadamente de 150 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais. Em todo o Estado são necessários cerca de 13 mil doadores por mês para atender 370 hospitais. A queda nas doações ocorre, principalmente, por causa das baixas temperaturas, viagens de férias e as doenças típicas de inverno.
Segundo o diretor do Hemepar, José Lúcio dos Santos, a doação é fundamental para salvar vidas, já que o sangue é insubstituível. "A doação de sangue precisa ser feita todos os dias com bastante regularidade. Não podemos prever quando uma pessoa irá precisar de sangue. Por isso, é muito importante que haja solidariedade e que as pessoas se dirijam até os locais de doação para doar e suprir a demanda", afirmou.
O Hemepar também conta com uma unidade móvel para coletar sangue em empresas conveniadas, comunidades e em eventos com o objetivo de facilitar o acesso da população a um local para doação. "A unidade móvel é uma alternativa para que aquelas pessoas que não possam ir até o Hemepar possam doar sangue e ajudar a salvar vidas", lembra Lúcio dos Santos.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Doação
A doação de sangue é rápida e fácil, mas para se tornar um doador é necessário seguir alguns critérios, como ter de 18 a 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Para doar também é importante dormir seis horas na noite anterior e alimentar-se evitando comidas gordurosas. O doador não deve ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas e não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias