Neste sábado, é lançada a Campanha Cílios do Ribeira, em Registro (SP), com o objetivo de mobilizar a sociedade pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira, localizado entre os estados de São Paulo e Paraná. A campanha é organizada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pelo o Instituto Vidágua.
Apesar de concentrar o maior remanescente de Mata Atlântica do País, o Vale do Ribeira sofre com a destruição da mata e da vegetação de beira de rio, que protegem o solo, a água e garantem a manutenção da biodiversidade, segundo informações do Instituto Socioambiental.
O Vale do Ribeira concentra a maior extensão contínua da Mata Atlântica no Brasil. Dos 100 mil quilômetros quadrados da vegetação que restam desse bioma no território nacional, 23% estão na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
São 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas, 17 mil de manguezais e 200 quilômetros de uma costa recortada por um conjunto de praias, estuários e ilhas cobertas por matas bem preservadas. O Vale do Ribeira contém ainda a mais importante reserva de água doce de São Paulo e do Paraná.