A promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor protocolou nesta sexta-feira (26) ação coletiva de consumo contra uma empresa de recursos humanos que prometia a colocação de candidatos no mercado de trabalho.
Denúncias à Promotoria revelam que a empresa Global Network Consultoria Ltda. estaria criando expectativa de "vaga certa" nos trabalhadores, que não prestaria informações adequadas sobre as vagas oferecidas e que ainda cobraria valores abusivos para o cadastramento dos currículos dos candidatos, exigindo parte dos salários recebidos em caso de contratação.
Consta na ação que até mesmo consumidores de outros estados foram convidados, pela empresa, a se deslocarem a Curitiba para realizarem entrevistas.
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
O Ministério Público requer que a Global Network Consultoria Ltda. seja obrigada a não divulgar ao consumidor a existência de "vaga certa" sem que haja possibilidade; a não anunciar parcerias inexistentes; e a deixar de cobrar do candidato qualquer valor vinculado ao salário.
A Promotoria também solicitou ao Juízo que a Global Network informe, em seu site na internet, a relação das empresas parceiras e o número de vagas disponíveis.
O Ministério Público pediu ainda a condenação da Global Network a reparar o dano moral coletivo causado aos consumidores, destinando ao Fundo Estadual do Consumidor (FECON) R$ 200 mil, corrigidos e acrescidos de juros.