A Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), única empresa responsável pelo transporte coletivo em Maringá, quer acabar com a integração das linhas que foi criada em 1989 e que garante ao usuário utilizar dois ônibus com apenas um passe.
O fim da integração faz parte do projeto da TCCC que quer acabar com gratuidade das passagens. Conforme levantamento da empresa, mensalmente são transportados uma média de 3,5 milhões de passageiros. Destes, apenas 1,5 milhão de usuários pagam a tarifa. Ainda de acordo com os estudos da TCCC, dos 1,5 milhão de usuários pagantes, aproximadamente 1 milhão utilizam a integração, ou seja, utilizam o segundo ônibus sem pagar a tarifa.
De acordo com o diretor da TCCC, Roberto Jacomelli, atualmente apenas 45% dos usuários pagam as passagens. Segundo ele, para manter a gratuidade nos níveis atuais, seria preciso reajustar a tarifa. A empresa já enviou inclusive as planilhas de custo para a Secretaria Municipal de Transporte pleiteando o reajuste da passagem para R$ 1,59. Atualmente, a passagem custa R$ 1,00.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
* Leia mais em reportagem de Lucinéia Parra na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira