Empresas interessadas em adotar o Jardim Botânico e o Museu Botânico de Curitiba poderão participar da concorrência pública aberta pela Prefeitura. O recebimento e a abertura dos envelopes estão marcados para o dia 12 de dezembro, às 9 horas, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Há nove anos, a manutenção do espaço é feita pela iniciativa privada. A empresa vencedora é responsável pelos serviços de manutenção, readequação, recuperação, fornecimento de máquinas e equipamentos e implantação de obras, assim como projetos e serviços de engenharia. A contrapartida é o direito à veiculação de publicidade no local, conforme especificações pré-definidas.
"Essa é uma parceria que funciona muito bem, com ganhos grandes para o Município e, principalmente, para a população", diz a diretora do departamento de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Erica Mielke. "Sem custos para o Município, o espaço é mantido sempre limpo, organizado e com um paisagismo que é referência", afirma.
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
A empresa mantenedora do espaço também tem um imenso retorno institucional. Com área total de 178 mil metros quadrados, o Jardim Botânico é o espaço público mais visitado da cidade, com média de frequência anual de um milhão de visitantes. Também é o destino curitibano que registra maior número de paradas do ônibus da Linha Turismo.
"No próximo ano, quando Curitiba será uma das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, o retorno de imagem para a empresa vencedora será ainda maior", afirma Erica. A expectativa é que no período do evento, 500 mil pessoas visitem Curitiba, sendo aproximadamente 100 mil turistas estrangeiros e 400 mil brasileiros.
Parceria
A adoção do Jardim Botânico pelo O Boticário foi firmada num convênio em 2008, com possibilidade de renovação anual por um prazo máximo de 60 meses. Nos quatro anos anteriores, uma parceria com a Natura realizava serviços de manutenção no Jardim Botânico.
A equipe responsável pelos serviços inclui 16 funcionários, entre roçadores, coletores, varredores e jardineiros. "Um dos trabalhos mais complexos executados pela equipe é a lavagem das três estufas, que totalizam mais de dois mil metros quadrados, o que exige uma técnica especial", conta Erica. O serviço é realizado duas vezes por ano.
Na contrapartida da manutenção do espaço, a empresa tem direito a usar a imagem do parque em campanhas publicitárias, além de explorar três grandes painéis internos e pequenas placas de identificações de coleções de flores e árvores.
Inaugurado há 22 anos, em 5 de outubro de 1991, o Jardim Botânico detém outros números grandiosos. É o endereço da cidade que concentra o maior número de espécies. Há no local 150 mil unidades de flores, substituídas a cada três meses.
Área protegida, constituída por coleções de plantas vivas, cientificamente reconhecidas, organizadas e identificadas, o Jardim Botânico de Curitiba tem a finalidade principal de estudo, pesquisa e documentação.