O projeto de leitura nas bibliotecas da rede municipal de ensino em Londrina, o "Bibliotecas Escolares Palavras Andantes", atingiu no final de 2006 a marca de 640.829 livros lidos pelos alunos, um aumento de 790% em relação ao primeiro ano do projeto, em 2002, quando foram lidos 72.248 livros. Segundo o coordenador do projeto da Secretaria Municipal de Educação, Rovilson José da Silva, o "Palavras Andantes" faz o acompanhamento anual de 31 mil alunos de 80 escolas municipais, urbanas e rurais, que estão engajadas no projeto, o que perfaz uma média de 20,6 livros lidos por aluno durante o ano passado.
De acordo com Rovilson, o projeto de Londrina é referência em todo o Brasil, tendo recebido no início do ano passado, em Vitória (ES), o prêmio "Educação Ouro", promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UMG), pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e pelo Ministério da Educação.
Rovilson ressaltou que desde 2002 a Prefeitura de Londrina já reformou mais de 40 bibliotecas nas escolas municipais, que além do conforto de um maior espaço físico receberam mais livros para oferta aos alunos, reforço no mobiliário e também no treinamento dos professores.
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Ele passou o final do ano de 2005 e o início de 2006 em Barcelona, na Espanha, pesquisando e comparando as escolas municipais européias, no que diz respeito aos projetos de leitura, para a sua tese de doutorado. "Londrina é hoje, sem a mínima dúvida, um município de referência pelos resultados. Em 2002 tivemos 72.248 livros retirados pelos alunos; em 2003 foram 151.707; em 2004, 285.329. O resultado de 2006 demonstrou que este crescimento tende a ser constante, ano a ano", comemorou o coordenador.