Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Seca

Estiagem ainda não prejudica serviço elétrico no Sul

Redação Bonde
15 jul 2006 às 13:05

Compartilhar notícia

No segundo semestre de 2003, o lago da Usina de Foz do Areia chegou a estar 7 metros abaixo dos níveis de agora - Copel
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da estiagem que reduziu drasticamente a vazão dos principais rios do Sul do país, os responsáveis pela operação do sistema elétrico nacional garantem que o atendimento ao mercado consumidor continuará sendo feito normalmente e descartam a necessidade de adotar qualquer medida restritiva.

Em razão da falta de chuvas regulares, a geração de energia elétrica nas usinas situadas nos três estados do Sul foi reduzida por ordem do ONS (Operador Nacional do Sistema) como forma de evitar o rebaixamento excessivo do nível de seus reservatórios e foi intensificada a transferência de energia das regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde a situação dos rios é bem melhor. Com esse mecanismo e mais o aumento de geração em usinas térmicas, há mais de um mês os reservatórios das hidrelétricas do Sul mantêm nível médio de preenchimento próximo dos 30%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Interligação – Esta foi, aliás, a razão que levou o Brasil a interligar a partir da década de 70 todo o seu sistema elétrico, cujo parque gerador é predominantemente hidrelétrico (cerca de 90%) e dependente de chuva, que é fator aleatório.

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


Somados, os três estados da região Sul têm uma demanda de energia elétrica de 8 mil megawatts médios. Em razão do quadro hidrológico desfavorável, aproximadamente 60% da necessidade de energia elétrica está sendo suprida mediante recebimentos do Sudeste e Centro-Oeste, e cerca de 15% provém de usinas térmicas a carvão. Apenas a complementação da carga requerida tem sido feita pelas hidrelétricas do Sul.

Estiagem – Segundo os registros da Copel, que opera um parque gerador próprio formado por 18 usinas e potência instalada total de 4.550 megawatts, desde dezembro as vazões médias do Rio Iguaçu no trecho onde está o reservatório da maior das suas hidrelétricas (Foz do Areia, com 1.676 megawatts) estão abaixo das médias estatísticas históricas coletadas em 70 anos de observação. Ainda assim, há mais de um mês o volume de preenchimento do lago da usina tem se mantido em torno dos 30%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo