Os mananciais que abastecem aos moradores de Ibaiti, Quatiguá, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos estão com a vazão reduzida em mais de 70% em decorrência da longa estiagem e das elevadas temperaturas que ocasionam maior consumo de água. Por essas razões, esses sistemas já apresentam falta de água, principalmente nos períodos de maior consumo. A Sanepar vem adotando medidas emergenciais para manter o abastecimento e complementando com auxílio de caminhões-pipa, onde existe a possibilidade.
A companhia reforça que é imprescindível a colaboração de todos, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.
Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades
Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.