Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Frio aumenta casos de gripe

Maigue Gueths - Folha do Paraná
10 mai 2001 às 12:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nariz trancado, coriza, renite, ardor na garganta, otite, conjuntivite, dor de cabeça e até dor no corpo inteiro. Bastou um final de semana de frio para que as pessoas começassem a sofrer com os sintomas de resfriado e gripe, comuns nesta época do ano. Nas Unidades de Saúde da Prefeitura de Curitiba o movimento de crianças e adultos à procura de medicamentos e de serviço de inalação teve um aumento significativo desde a última sexta (não existem números exatos), quando a temperatura começou a cair.

A diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karin Luhm, afirma que o Setor de Vigilância verificou que a maioria dos vírus existentes são do tipo Influenza, o mais comum. O pneumologista Afonso Erthal Filho explica, ainda, que a cada ano os vírus vão se adaptando e modificando sua forma de atuação. Este ano, além das queixas mais comuns, seus pacientes têm reclamando também de ardência na garganta. "Dizem que é como se tivessem areia na garganta."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dados da Secretaria mostram que as Campanhas de Vacinação dos Idosos têm dado resultado. Um indicativo importante é que de 1998 a 2000 o número de internamentos por gripe e pneumonia de pessoas acima de 60 anos reduziu 7%. A Secretaria acredita que, este ano, a prorrogação da campanha até dia 11 deve aumentar a cobertura em relação ao ano passado. Em 1999, na primeira campanha, 95% dos 123 mil idosos do Estado tomaram a vacina. Já em 2000, apenas 77% atenderam à convocação. Este ano, até dia 7, a Secretaria contabilizava 96.427 pessoas vacinadas, correspondente a 76,3% de um universo de 126.311 idosos pretendido.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Para reduzir o número de casos entre crianças, a Secretaria também lançou o programa "Crescendo com Saúde". Com investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão no ano, o programa vai colocar mais dez novos medicamentos nos postos de saúde e aparelhos de inalação, além de capacitar os profissionais para o atendimento.

Em Curitiba, no ano passado, cerca de 5,8 mil crianças menores de cinco anos foram internadas por problemas respiratórios pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que representou 28% dos internamentos nesta faixa etária. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que infecções e alergias respiratórias são responsáveis por 60% das consultas médicas entre crianças menores de um ano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo