O governo estadual quer implantar, nos próximos três anos, 200 telecentros em todas as regiões do Estado, com o objetivo de ampliar de 8% para 50% o índice de inclusão digital da população paranaense. As informações são da Secretaria Estadual de Comunicação.
A proposta foi apresentada por Nizan Pereira, da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, nesta segunda-feira, durante a reunião semanal do governador Roberto Requião com o secretariado.
Segundo Nizan, o projeto de inclusão digital está em fase de consolidação. "Já temos sete telecentros funcionando e, no próximo dia 11, vamos inaugurar o oitavo telecentro no Instituto dos Cegos do Paraná". O acesso à internet gratuitamente já está disponível na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, nos municípios de Ortigueira, Ventania e Guaraqueçaba, na Ilha do Mel, numa área de assentamento rural e na área indígena de Rio das Cobras.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Nizan Pereira também anunciou o lançamento, na próxima segunda-feira, do programa Dia-a-Dia na Educação, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, e que vai disponibilizar o acesso de alunos e professores de 2.037 escolas estaduais ao Portal da Educação. Ao longo dos próximos três anos, 40 mil computadores deverão estar operando nas escolas pelo sistema Linux.
Segundo o secretário, o Portal do Governo vai passar a contar, a partir do dia 11, com um software de sensibilização visual, que permitirá a transformação dos textos escritos em sonoros, para viabilizar o acesso dos cegos aos serviços e às informações do governo.