O governador Roberto Requião autorizou nesta terça-feira a construção de um novo presídio anexo à Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), com capacidade para 150 vagas.
O novo prédio vai abrigar os presos em regime semi-aberto, que saem do regime fechado da penitenciária. Com essa medida, o governo evitou modificar a estrutura da PIG, que é considerada um modelo no Paraná e no País.
O anúncio foi feito durante a reunião semanal da Operação Mãos Limpas. No mesmo encontro, o secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, comunicou que em três meses serão criadas 1.082 vagas no sistema penitenciário paranaense.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Segundo ele, 500 novas vagas podem ser criadas no atual sistema penitenciário do Estado com uma medida simples: a colocação de beliches com três camas superpostas nas celas.
Parzianello disse que está negociando essa medida com a administração terceirizada de unidades prisionais de Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Outras 432 vagas seriam abertas com o início do funcionamento das penitenciárias de Ponta Grossa e Metropolitana de Curitiba, que estão quase prontas.