Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reforma agrária

Incra assenta mais de 3 mil famílias no Paraná em 2004

Redação Bonde
30 dez 2004 às 14:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Paraná ultrapassou a meta estabelecida pelo governo federal de assentar 3 mil famílias neste ano.

O estado obteve a marca de 3.239 novas famílias assentadas e disponibilizou mais de 47 mil hectares de terra para reforma agrária. O superintendente regional do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, diz que o resultado do Paraná é o melhor entre os estados das regiões Sul e Sudeste.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em apenas duas áreas, na Fazenda Corumbataí, conhecida como 7 Mil, no município de Jardim Alegre, e na Fazenda Rio das Cobras (Araupel), em Rio Bonito do Iguaçu, foram assentadas 2.183 famílias, 72,7% da meta do estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conquista

Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola


De acordo com a superintendência, as duas áreas eram consideradas emblemáticas pelo governo federal por serem os maiores conflitos agrários existentes no país.

Publicidade


A Fazenda Corumbataí, ocupada desde 1996 por 800 famílias, foi comprada pelo Incra, conforme previsto no Decreto 433. Já a Fazenda Rio das Cobras, de posse da empresa Araupel, tem sua titularidade discutida na Justiça. O Incra entende que a fazenda, por estar em área pertencente ao governo federal, não poderia ser titulada pelo governo estadual.


O Incra obteve em novembro a posse da fazenda para que se faça o assentamento das mais de 2 mil famílias que estão acampadas na área há quatro anos, enquanto o título é discutido judicialmente.

Publicidade


Ao mesmo tempo em que se preocupa em dar continuidade ao Plano Nacional de Reforma Agrária, o Incra também investe na recuperação dos assentamentos já existentes, com melhoria da infra-estrutura e da gestão.


O programa de Assessoria Técnica Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES) vai investir R$ 6 milhões por ano no estado, até 2007, para melhorar a produtividade e qualificação dos assentados.


Foram contratados 144 técnicos e mais seis articuladores, por meio de convênios com diversas instituições de ensino (Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste e outras), que prestarão assessoria técnica e ambiental.

Para melhorar a gestão dos assentamentos, o Incra tem implantado um sistema de autogestão. O órgão regulariza ou retoma os lotes das famílias que o obtiveram por meio de compra e, a partir das reuniões com as famílias assentadas, define um regimento interno conforme as normas da reforma agrária.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo