Uma autuação por irregularidade e uma suspeita ainda a ser submetida a exame oficial de laboratório são o resultado até agora da fiscalização que o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) está realizando sobre produtos da Páscoa.
Segundo o Ipem, centenas de supermercados, hipermercados, mercearias e lojas especializadas do Paraná estão recebendo a visita das equipes do Instituto.
A blitz envolve produtos à base de chocolate como ovos, bombons, barras e colombas pascais. Pescados em geral, com ênfase ao bacalhau, também são averiguados pelos técnicos.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A fiscalização deve se estender até o próximo dia 10. Até agora, foram verificadas 4.470 unidades de 824 itens nos próprios locais de revenda. Destes, 30 itens (com 150 unidades) foram encaminhados para exames mais detalhados no laboratório do Instituto, em Curitiba.
A irregularidade constatada pelo Ipem envolve o ovo de Páscoa nº 15 Butter Toffes, da Arcor, com peso de 235g anunciado na embalagem. Apesar de a média de peso das 12 unidades coletadas ser de 234,2g, uma amostra específica acusou 220,5g, abaixo dos 226g aceitos pela legislação federal.
Por esta razão, foi lavrada autuação e a empresa tem até 15 dias para apresentar defesa prévia e aguardar julgamento, que pode levar a sanção que vai desde advertência até multa de R$ 1,5 milhão.