Riscos de alagamento em bairros da cidade devido o transbordamento do rio Tibagi fizeram com que a prefeitura de Jataizinho decretasse estado de emergência. O documento foi assinado na tarde desta segunda-feira (19) pelo prefeito Wilson Fernandes (PDT).
"É uma precaução. Há dois anos tivemos bairros alagados, asfalto destruído, pontes quebradas pela força da água. Com a sinalização do Corpo de Bombeiros de áreas de risco e crítica, já estamos encaminhando pedido de ajuda ao Estado", disse.
No temporal do último final de semana, casas foram destalhadas e árvores derrubadas pelo forte vendaval. "Estamos preocupados", definiu Fernandes.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Moradores de áreas ribeirinhas estão sendo retirados de suas casas e alojados em escola municipal localizada na região central de Jataizinho. O trabalho é acompanhado por operários da prefeitura e homens do Corpo de Bombeiros.
O que significa
O estado de emergência só é decretado em situações extremas. O processos tem por objetivo, durante o menor prazo possível, restabelecer a normalidade no município ou área atingida/destruída por fenômenos naturais. O poder público tem facilidade para compras de alimentos, objetos ou ferramentas. Não há necessidade de abertura de edital de licitação.